Este blog é dedicado a todas as mulheres que procuram informação e orientação médica sobre os procedimentos médicos que são realizados para o bem-estar da região genital feminina.
Para que nossa sexualidade se desenvolva de uma maneira adequada, há que se gostar, há que apreciar a beleza do corpo humano, em todos os seus matizes e em todas as suas diferenças, com vergonhas e tabús, incertezas e até mesmo, angústias.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

EJACULAÇÃO PRECOCE

Você deve estar se perguntando oque um tema como este está fazendo em um blog de sexualidade feminina. Mas eu digo a você que isso é um grande problema para homens e mulheres.

Preste atenção: São quase 25 mihões de brasileiros acometidos por essa disfunção sexual. Convencionou-se dizer que a Ejaculação Precoce é uma afecção de natureza psico-emocional. Entretanto, vários autores já admitem a possibilidade de um componente de caráter orgânico nesse problema. Uma situação de hiper-excitabilidade nervosa para os impulsos provenientes da área genital. Ou seja, existem homens que apresentam uma sensibilidade maior da área genital, principalmente a glande. Isso desencadeia um estímulo nervoso mais rápido do que o normal, levando o paciente à ejacular.

O tratamento mais utilizado ainda é a técnica da pausa na masturbação introduzida por Semans (1956) e modificada por Masters & Johnson para a técnica do “pause-squeeze” ou “stop-start”(1976). Do ponto de vista farmacoterápico, inúmeras drogas tem sido utilizadas no tratamento da Ejaculação Precoce como os anti-depressivos inibidores da recaptação da serotonina, de modo geral com efeitos discretos transitórios e ações colaterais que, muitas vezes, levam ao abandono do tratamento. Com um agravante: o aumento dos níveis de Serotonina altera os sistemas imunitário e endócrino, além de alterações comportamentais impulsivas, alterações no sono e ação vasoconstritora.


A indicação de cirurgia para a diminuição da sensibilidade peniana é muito discutida, fundamentalmente, pela pouquíssima pesquisa brasileira em limiar de sensibilidade dos nervos penianos. Entretanto, a Neurotomia Seletiva, ou seja, pequena secção de determinados trajetos nervosos do corpo do pênis para diminuir a sensibilidade, pode sem um benefício extremo para pacientes que detém limiar de sensibilidade do nervo dorsal do pênis menor que 3 mA.

A neurotomia dos nervos penianos atua diminuindo o impulso sensitivo para o sistema nervoso central dos estímulos provenientes da região genital. O paciente pode manipular o pênis. A sensibilidade diminui. Com isso, a penetração passa a ser prazerosa e não traumática.

Dr. JORGE GIOSCIA
5181778018
jgioscia@ibest.com.br